quinta-feira, 14 de julho de 2016

Da leveza... Das delicadezas

Já parou para pensar que a vida é simples? Uma caprichosa leveza.
A vida é inexplicável, "informatável", impossível de ser reproduzida. Ela é efêmera, dela apenas uma única certeza: tem dias contados.
E o que se faz a partir dessa constatação é como a pedra que divide o rio que flui. Talvez seja essa a primeira morte, o fim da infância. O que fazemos, quando nos damos conta de que essa existência física não é eterna afeta a vida, que vai muito além da existência.
Há aqueles que decidem então se jogar sem limites, sem reflexões, sem freios, sem padrões... Entende-se[?] como um ser que precisa de tudo e quer tudo hoje e agora. Se algo estiver do outro lado da linha que se descubra quando lá estiver... Nada além da existência.
Há os que atemorizados com o dia final e o destino também final... Mal existem... sequer vivem. E os seu juízos são tão, tão pesados que nem mesmo eles conseguem escapar de sua mão de ferro. A vida? A vida é um peso que poderia ser retirado...
São dois extremos... e somos tentados constantemente a correr para um deles. Porque fomos assim ensinados, é muito mais fácil seguir um parâmetro ditado, formatado quando se tem medo de arriscar. Ou ainda simplesmente largar pra lá porque é pesado demais pensar esse trem.
Mas... Há outros caminhos. É possível ser mais leve sem se deixar perder. É possível pensar a vida como o privilégio de poder experimentar e viver o melhor. Talvez compreender que o que não temos, não é necessariamente uma falta.
Perceber que em todos os dias há uma delicadeza, uma oportunidade. Abrir os olhos pela manhã e ver que, mesmo encoberto de nuvens, o sol ainda brilha. Acordar como quem sente o cheiro de café sendo coado, e deixar essa sensação invadir o corpo.
Sabe, não estou dizendo que não haverá amanheceres frios, tristes e cinzentos. Mas que eles não podem ser rotina e sim exceção. Estou dizendo que é preciso dar às coisas e situações o seu lugar e medida exatas. Não menospreze o importante,  quase nunca Kairós passa novamente e, por mais difícil que seja: se jogue e agarre suas tranças.
Não perca a oportunidade de ser gentil, de abrir o sorrisão, não negue um abraço e " pelamor" não fuja de um. Respire fundo quando alguém que você menos espera dizer uma estupidez... Sabe amores são para serem vividos, e são nesses momentos que eles se manifestam.
Qualquer coisa que não possa ir com você depois do túmulo, não merece viver em você. Nada, absolutamente nada relacionado a ter e realizar podem dizer quem somos nós.  Nada, absolutamente nada pode pesar a nossa alma. T

Nenhum comentário:

Postar um comentário