sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A saga das academias em BH...


Bom dia.

A situação das academias aqui em BH é realmente assustadora, sobretudo na região Norte. No ano passado resolvi fazer, junto com uma prima, uma aula experimental de Muay Thai. Imaginem o quadro dantesco: fomos orientadas a subir uma escada para os segundo andar e nós mesmas nos apresentarmos ao professor[?]. Durante a apresentação a única pergunta do mesmo foi se estávamos praticando alguma atividade física ou há quanto não fazíamos. Ele nos mandou encontrar um espaço em meio aos quase 50 alunos, CINQUENTA!!!
A aula é simplesmente surreal, todos pulam o tempo todo, o que ele chama de aquecimento, todos faziam os mesmos exercícios, com a mesma intensidade. Durante a aula percebi a presença de uma aluna minha de apenas 13 anos!
Como não tínhamos costume parávamos de vez em quando, o que simplesmente DESESPERAVA os alunos mais velhos, porque diziam que se o professor percebesse alguém parado ele mandaria repetir a série de exercício desde o início. E realmente ele o fez...
Depois de uma hora de pulação, mais 30 minutos para treinar golpes...

O que percebi é um total despreparo. Pensem em tantas implicações numa aula com um grupo de mais de 40 pessoas, todas juntas sem acompanhamento individual, imaginem a insalubridade - e diga-se de passagem, não é uma academia de fundo de quintal.

Eu realmente não voltei à aula porque não precisei de muita coisa para entender que tanto impacto não seria saudável a uma pessoa portadora de varizes. Mas, quantas pessoas, com tantos outros problemas continuam sem se dar conta do impacto de uma atividade tão pesada e sem acompanhamento? E muitas vezes continuam uma aula até o fim para não se sentirem diminuídas [como nós naquele dia]...

Nessa semana, aqui em BH um adolescente morreu depois de ter passado mal durante um treinamento dessa atividade.
Ao que parece o rapaz já não era iniciante, então faço uma menção da carga de exercícios a que esse jovem era submetido.

O Muay Thai em si é excelente. Só que, não temos ou quase não temos profissionais competentes para o seu ensino. Não há um controle sobre as inúmeras academias que se metem a colocar determinadas modalidades, muito o menos em que condições são "ensinadas"[?].


Semelhante situação, é com a musculação, natação, hidroginástica e por aí vai...

Não tenho um grande desfecho para esse texto,

Infelizmente, acho que enterraremos muitos mais...